Principais tópicos desse artigo
ToggleA pele é o órgão que protege o organismo contra ações mecânicas, térmicas e químicas, bem como de agentes agressores infecciosos e tóxicos. A comunicação do meio externo com o interno, envolvido pela pele, é mediada por numerosos receptores sensoriais que se encontram na superfície cutânea. Por isso, a pele do bebê requer tantos cuidados, que podem ser simples.
Vamos descomplicar?
Fraldas: troque-as com frequência. Além de fazer a higiene das partes íntimas de forma correta com algodão e água, é preciso retirar todo resíduo de urina e fezes principalmente nas meninas, onde pode haver dificuldades, uma vez que possuem uma genitália mais complexa.
Coto umbilical: merece atenção especial nos primeiros dias de vida. Ele deve ser devidamente limpado com cotonete e álcool de 70% a cada troca de fralda e mantido seco até ficar preto e cair. Isso costuma ocorrer em média com 7 a 21 dias de vida, e não é necessário manter o coto abafado por faixas ou com a fralda por cima.
Banho do bebê: Muitos pais preferem dar o banho próximo ao horário do almoço por ser a hora mais quente do dia, mas isso não é uma regra. Desde que a água esteja na temperatura adequada e em um ambiente sem golpes de ar, o horário disponível é o horário ideal.
Olhos, nariz e orelha: são orifícios pequenos e delicados, e é necessária a ajuda de cotonete ou gaze para completar a higienização de forma suave, mas lembre-se de não introduzir o cotonete no ouvido.
Unhas: alguns bebês já nascem com elas enormes, principalmente nas mãos. Porém, não é indicado cortá-las nos primeiros dias por ainda estarem molinhas e flexíveis, podendo causar sangramentos. Você pode usar uma lixa de unha.
O que não pode faltar no kit higiene do bebê?
Quando se trata dos cuidados com o bebê, não tem como renunciar aos produtos de higiene. Na hora de montar a mala da maternidade, por exemplo, existem alguns itens que não podem ficar fora.
Os itens de higiene para bebês devem fazer parte da lista de compras por alguns anos. Confira o que é importante ter:
- Fraldas descartáveis;
- Algodão;
- Hastes flexíveis para bebê;
- Sabonete líquido;
- Frasco de álcool 70%;
- Tesourinha sem ponta;
- Soro fisiológico para uso nasal.
Quais os cuidados ao higienizar uma menina?
Para limpar uma bebê menina, use um pedaço de algodão molhado em água morna e limpar a região íntima pela seguinte ordem:
- Limpar os lábios maiores da frente para trás;
- Limpar os lábios menores da frente para trás, com um novo pedaço de algodão;
- Nunca limpar o interior da vagina;
- Secar a região íntima com uma fralda de pano macia;
- Aplicar um creme para evitar a assadura.
O movimento de frente para trás que deve ser feito durante a troca da fralda evita que alguns restos de fezes entrem em contato com a vagina ou com a uretra, prevenindo possíveis infecções vaginais ou urinárias.
Os pedaços de algodão usados para limpar a região íntima só devem ser usados 1 vez. Descarte-os no lixo logo a seguir, usando sempre um novo pedaço a cada nova limpeza.
Quais os cuidados ao higienizar um menino?
A limpeza dos genitais deve ser cuidadosa, sendo realizada pelo menos uma vez ao dia em crianças que já não usam fraldas. No entanto, no caso dos bebês que usam fralda, deve-se limpar a região genital todas as vezes que se troca a fralda, o que pode acontecer entre 5 e 10 vezes por dia.
Quando o bebê faz apenas urina, pode-se passar água morna corrente, que também pode ser usado para limpar as fezes com cuidado para não machucar o bebê. Por fim, é importante secar bem a pele e aplicar um creme protetor antes de colocar a nova fralda.
É importante não puxar a “pelinha” que reveste a glande do pênis e que permanece grudada em torno dela durante um bom tempo da vida do menino. Isso é natural, fisiológico, e durante essa fase você não precisa forçar para que essa pele se desgrude, nem deve fazer força durante a higienização.
Se notar algo anormal, entre com contato comigo clicando aqui.