• ORIENTAÇÃO
  • BLOG

ORIENTAÇÃO
DO DIA A DIA

Saiba o que fazer nos casos de doenças e dúvidas comuns do dia a dia com este guia prático de cuidados infantis.

Este recurso fornecerá orientações úteis para agilizar o tratamento e garantir o bem-estar de seu filho(a).

ORIENTAÇÃO
DO DIA A DIA

Saiba o que fazer nos casos de doenças e dúvidas comuns do dia a dia com este guia prático de cuidados infantis.

Este recurso fornecerá orientações úteis para agilizar o tratamento e garantir o bem-estar de seu filho(a).

ORIENTAÇÃO
DO DIA A DIA

Saiba o que fazer nos casos de doenças e dúvidas comuns do dia a dia com este guia prático de cuidados infantis.

Este recurso fornecerá orientações úteis para agilizar o tratamento e garantir o bem-estar de seu filho(a).
Olá! Este guia irá ajudar vocês no cuidado com a criança nas principais doenças e dúvidas que podem acontecer no dia a dia, agilizando o tratamento.

Lembre-se de manter as consultas em dia para que sempre tenha em mãos as doses corretas de medicamentos básicos para seu filho(a).

Todos os meus pacientes tem o meu número de celular, e o WhatsApp mudou a maneira como o mundo se comunica, facilitando a vida de todos, porém essa comunicação pode gerar grande estresse e sobrecarga ao profissional.

O WhatsApp deve ser usado apenas para urgências, dúvidas rápidas, importantes e que não possam esperar a próxima consulta. Em caso de emergência, não hesite em me ligar!

Se a criança ficou doente, leia com atenção todas as orientações descritas abaixo e observe como a criança evolui!

Não está indo bem? Entre em contato!!

Febre

Febre é temperatura acima de 37,8ºC medida no termômetro axilar.

✓ Menores de 2 meses é sempre URGÊNCIA, me avise imediatamente.

✓ Para os maiores de 3 meses você pode dar a medicação de costume na dose adequada. Normalmente ela demora 1h-1h40 para fazer efeito, então pode parecer que a febre “aumentou” antes de começar a baixar.

✓ Febre é um sinal de alerta/um aviso, mas não necessariamente uma Urgência. Na imensa maioria das vezes, se a criança estiver bem no intervalo sem febre o ideal é observar 72 horas e ver se vão aparecer outros sintomas (dor de garganta, tosse, diarreia) ou simplesmente desaparecer.

✓ Febre preocupante é aquela que não abaixa, que está persistentemente acima de 39ºC, que a criança fica muito caída nos intervalos da febre, não bebe água, pára de fazer xixi…

Resfriados e Tosse

O melhor tratamento é sempre LAVAGEM NASAL COM SORO FISIOLÓGICO e INALAÇÃO COM SORO FISIOLÓGICO, quantas vezes for preciso ao longo do dia.

✓ É um quadro viral com duração de 7 a 10 dias, sendo que nesse período a inflamação que o vírus causa desencadeia a produção de secreção, que aparecerá na forma de coriza e tosse. Nos primeiros dias é comum ter febre também (leia as orientações sobre febre).

✓ SE PREOCUPAR se apresentar sinais de FALTA DE AR (força para puxar o ar, respiração ruidosa mesmo após lavar o nariz, costelas entrando, respiração mais rápida).

✓ Uma criança no início da escola terá uma média de 11 resfriados no ano! Sim! Vai tossir e escorrer o nariz o ano todo!!

Vômitos e Diarréia

O importante é manter a HIDRATAÇÃO da criança, por isso ofereça líquidos (água, água de coco, soro de reidratação oral, leite materno…)

✓ Monitore o xixi (parar de fazer xixi é sinal de desidratação!)

✓ Se necessário pode usar remédio para vômitos, gases, dor abdominal e probióticos, mas eles serão “uma ajuda”, o mais importante é manter a criança hidratada.

✓ A imensa maioria é viral, os vômitos duram até 2 dias, mas a diarreia pode chegar até 14 dias. Diarreia mais prolongada que isso, agende consulta para avaliação.

✓ Fique de olho nos sinais de desidratação: pouco xixi, boca seca, choro sem lagrimas, sonolência, ficar muito caída. Se isso ocorrer, leve ao PS.

Queda

Observe: qual a altura da queda?

Bateu aonde?

Desmaiou? Convulsionou?

Vomitou?

✓ Se a queda for da própria altura no chão, dificilmente teremos maiores problemas.

✓ Coloque gelo no “galo”, veja se cortou ou tem outros machucados.

✓ Acalme a criança e observe por algumas horas. Ele sentirá sono porque chorou e cansou, PODE DORMIR! É só ficar de olho umas 6 horas, cutucar, ver se está se mexendo, mas não tente manter uma criança com sono acordada.

✓ Se desmaiou, convulsionou, vomitou ou está com comportamento diferente do habitual, precisa ser levado ao PS.

Engasgo

✓ Caso não resolva, chame imediatamente o serviço de EMERGÊNCIA (SAMU, Resgate). Disque 192, 199, 193.

ESPECIALISTA EM
CUIDAR BEM DE QUEM
VOCÊ MAIS AMA

Formada pela Faculdade de Medicina da USP, tenho como prioridade, assegurar um tratamento com muito conhecimento científico, mas, sobretudo, humanizado e único.

Como mãe do Theo e do Matheus, compreendo as inquietações, as noites mal dormidas e até mesmo aquela ansiedade que nos acompanha ao cuidar dos nossos pequenos.

É por isso que estou aqui, não apenas como profissional, mas como alguém que já passou por momentos parecidos com os que você está enfrentando e que pode te ajudar a superá-los.

Agende uma consulta agora mesmo de forma simples e rápida!